All for Joomla All for Webmasters

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

0
0
0
s2smodern

{jkefel title=[Histórico]}
A História dos 40 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi escrita pela dedicação da comunidade


Um altar improvisado com caixas servia de altar para as primeiras missas daquela comunidade que não tinha igreja naquele início dos anos 60. As salas emprestadas pela Beneficiência Portuguesa (num prédio que já não existe). Logo ficaram pequenas para a gente de fé que brotava daquelas famílias. E os direitores da Beneficiência, entendendo a situação, doaram um terreno para a construção do templo. Mas fizeram uma exigência: a igreja deveria reverenciar Nossa Senhora de Fátima, a Santa de Portugual.
A comunidade aceitou o desafio. Com o esforço de todos, trabalhando em mutirão nas horas que sobravam dos seus trabalhos, a nova igreja foi nascendo. No dia 7 de dezembro de 1963, foi aberto o Livro Tombo que anotaria todos os movimentos da Paróquia. A primeira ata escrita neste livro mostra que no dia 12 de janeiro de 1964 foi empossado como Pároco o Padre Nicolau Wilibaldo Kuhn. Este ato foi realizado no Salão do Esporte Clube Figueirense, com a presença de diversasa autoridades da região, entre elas o Pároco de Cachoeirinha, Padre Luís Geremias, e o Pároco de Gravataí, Padre Eugênio Driessen. Neste dia, aconteceu a primeira missa da nova paróquia. Poucos dias depois foi plantada Pedra Fundamental do templo.
Contentes com a notícia de que poderiam ter uma Paróquia naquele terreno doado, o Padre Nicolau e a Comunidade da Vista Alegre aceitaram a proposta. A conquista do sonho de construir uma Paróquia estava apenas começando. A luta para angariar verbas para a construção foi o primeiro passo. O Padre juntamente com a diretria, promoveu inúmeras festas. Era uma espécie de almoço campal, debaixo das árvores no terreno da igreja a comunidade se empenhava na arrecadação de alimentos para o almoço. Ganhavam porcos, galinhas e marrecos vivos. A preparação começava na quarta-feira. As mulheres eram encarregadas das guloseimas e ajudavam os homens a preparar as carnes para a festança, que era feita em dois finais de semana. A alegria contagiava a todos. Apesar do trabalho de rechear frango por frango, cozinhar panelas de arroz a satisfação tomava conta do ambiente.
Além das festas o povo da Vista Alegre se empenhou muito para a construção do primeiro prédio da Paróquia que foi de madeira. Os fieis chegavam do trabalho e faziam o serão com o mutirão na obra da igreja. Eles foram responsáveis pela limpeza da área, que era coberta por taquareiras, e também pela colocação de cada tábua pregada para levantar as paredes da paróquia. O Padre Nicolau, sempre de batina, também fez questão de pegar junto no trabalho e acompanhar a comunidade. As missas nessa época eram rezadas diariamente. E os fieis participavam ativamente. No primeiro ano da paróquia, foi fundada a Juventude Católica de Vista Alegre que movimentou o povo com suas encenações em datas festivas como Natal e Páscoa. Nesse período não se mediam esforços para atender a infância. O pátio vivia lotado de crianças.

E a História continua...

Em maio de 1969 começou a construção da igreja nova (atual) de 800m² em forma de coração representando o amor. A comunidade, novamente, pegou junto nesta batalha para angariar fundos para a construção. A nova sede foi inaugurada quatro anos depois, no dia 4 de março de 1973, e contou com a participação do Cardeal Dom Vicente Scherer, realizando um grande sonho dos Vistalegrenses.
A emoção tomou conta dos fieis no dia da despedida do Padre Nicolau em dezembro de 1975, pelo tanto que ele conseguiu fazer pela comunidade. Em 1976 o povo acolheu o Padre Sérgio José Fritzen. O novo pároco chegou com muitas ideias de mudanças. Ele apresentou uma mudança na prética pastoral incentivando a cidadania através da formação de líderes. Muitas autoridades de Gravataí e Cachoeirinha passaram pelo trabalho do Padre Sérgio. Em 1983, Padre Paulo Aloísio Kunrath chegou Paróquia Nossa Senhora de Fátima motivado a estruturar a igreja. Na sua passagem foi feita e também mobiliada a Casa Paroquial, instalando o primeiro telefone, trocados os bancos da igreja, construída a torre, a sacristia entre outras manutenções.
O Padre Léo Hastenteufel chegou na Paróquia em 1989. Assim que chegou, tratou de incentivar a criação de pastorais na paróquia afim de estimular a questão social dentro da Igreja. Durante a passagem do Padre Léo, a igreja recebeu uma visita ilustre em 1993. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima veio de Portugal e esteve  a disposição dos fieis de Vista Alegre formando uma multidão de 15mil pessoas. Com a Saída do Padre Léo dois Parócos tiverem uma breve passagem pela comunidade o Padre Gênico Scheneider e o Padre João Carlos Strack. Em 2004, ano de comemorações pelos 40 anos de história da Paróquia, o Padre Querino José Ludwig comandava a igreja.

{/jkefel}

{jkefel title=[Curiosidades]}

  • Em abril de 1963, a comunidade comprou uma charrete por 90 mil cruzeiros, para o Padre Nicolau poder atender as outras capelas da região.
  • No dia 5 de dezembro de 1963, o cavalo que puxava a charrete foi roubado. E o Padre precisou pedir um cavalo emprestado para continuar o seu trabalho.
  • A Cruzada Eucarística foi fundada em 1º de abril de 1966.
  • No dia 13 de junho de 1967 foi realizada uma grande carreata, que partiram da Igreja Matriz  e visitaram todas as Capelas levando a Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Na volta o Bispo Dom Edmundo Kunz celebrou uma Missa Campal.
  • Em 1971, a comunidade realizou grandes obras. Foram construídas as torres das igrejas Santa Tecla e Nossa Senhora da Conceição (costa do Ipiranga). E também um Pavilhão de madeira na Igreja São Nicolau (Itacolumi).
  • A Igreja Matriz foi inaugurada em 4 de março de 1973, com Missa presidida pelo Cardeal Dom Vicente Scherer.
  • A casa paroquial, entre a igreja e o salão, foi contruída em 1974.
  • O Encontro de Casais com Cristo - ECC, começou a ser organizado em 1996 e realizou seu primeiro trabalho em 1997.
  • A primeira Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Deoclécio Schimitz, o seu Duca, sua esposa Nilsa e a filha Ana Maria vieram morar no Bairro Vista Alegre em 1949. Abriram um armazém. E alimentaram por muitos anos o sonho de construir uma igreja na comunidade. Com o decorrer do tempo foi aumentando a população. E crescendo também a ideia da construção da igreja. Havia uma escola chamada Luís de Camões que funcionava no atual local da Casa Paroquial. Ali começaram a fazer festas para conseguir verbas. Todas as famílias trabalhavam na cozinha para fazer os pratos para vender. Na primeira festa foi leiloada uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ana Maria pediu para seu pai, o seu Duca, arrematar a imagem da Santa. Em 2004, ainda morando em Vista Alegre, Ana mantém a imagem da Santa como uma relíquia sagrada.

  • Após 21 anos de fundação da Igreja Nossa Senhora de Fátima foi instalado o primeiro telefone, em 1985.
  • Em dezembro de 1965 foi inaugurado o 1º sino da igreja.
  • Dom Eduardo Kunz inaugurou e abençoou no dia 17 de outubro de 1966 a Via Sacra.
  • O arquiteto da construção da igreja nova, em maio de 1969, foi Genuíno Sordi e o engenheiro Plínio Almeida. A ideia foi construir uma igreja no formato de um coração representando o amor.O Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre em 2004, Dom Jacinto Flach foi padre auxiliar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
  • Em 1995 foi organizada uma equipe para produzir o Boletim Informativo "Passo a Frente". O informativo já era produzido esporadicamente desde 1990, mas desde 95 passou a ser publicado religiosamente todos os priemiros domingos de cada mês.
  • Na época que as missas eram rezadas na Beneficiência Portuguesa os homens sentavam de um lado e as mulheres de outro.

{/jkefel}


{jkefel title=[Comunidades]}

  • Comunidade Nossa Senhora de Lourdes

          Rua Lima e Silva, nº 480, Bairro Vista Alegre

  • Comunidade São Francisco de Assis

          Rua Guararapes, nº 810, Bairro São Judas

  • Comunidade Santa Cruz

          Rua Gravataí, nº 428, Bairro Vera Cruz

  • Comunidade Nossa Senhora Aparecida

          Av Vila Rica, nº 2230, Bairro Vila Rica

  • Comunidade São José Operário

          Rua Pirapora, nº 21, Bairro Parque Florido

  • Comunidade Santa Rita de Cássia

          Rua São Jerônimo, nº 348, Bairro Vera Cruz

 

{/jkefel}

{jkefel title=[Localização]}

{mosmap width='990'|height='600'|lat='-29.931553213836253'|lon='-51.07613414525986'|zoom='3'|mapType='Satellite'|text='Paróquia Nossa Senhora de Fátima'|tooltip='Paróquia Nossa Senhora de Fátima'|marker='1'|align='center' }

Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 8069
Bairro Bom Princípio
Gravataí, RS
Fone: (51) 3041 2493


{/jkefel}
{/jkefelend}

 

 

Sites Católicos

Siga-nos no Facebook

Acessos

Hoje35
Ontem100
Semana356
Mês2065
Total251946

A Paróquia

Fundada em 1º de janeiro de 1964, a paróquia é formada por sete comunidades:

- Nossa Senhora Aparecida
- Nossa Senhora de Fátima
- Nossa Senhora de Lourdes
- Santa Cruz
- Santa Rita de Cássia
- São Francisco de Assis
- São José Operário

Benfeitores